Uber ganha concorrente de peso, O Drive Go de Pernambuco.

Mais uma vez o porto digital se mostra na vanguarda no que diz respeito a novas startups com o lançamento terça dia 30/05 da Drive Go e promete novidades que irão dar mais segurança a passageiros e motoristas.

A Drive Go entre no mercado com os mesmo serviços oferecidos pela maior empresa do setor no país a Uber, no entanto o aplicativo promete sanar os pontos fracos de seu concorrente, como a tarifa dinâmica e procedimentos de segurança.

O app foi idealizado por seis pernambucanos que já trabalharam no setor como motoristas. As tarifas do Driver Go serão as mesmas do Uber: R$ 2,50, a inicial (equivalente à bandeirada do táxi), mais R$ 1,17 por quilômetro rodado e R$ 0,16 por minuto de deslocamento. O valor mínimo da corrida também é de R$ 6. A diferença, no entanto, é que o usuário não terá que pagar nenhuma taxa se desistir do trajeto antes de embarcar. 

Para os motoristas, também há ganhos. “Eles terão que pagar uma mensalidade de R$ 200 e só. É diferente do Uber, por exemplo, que fica com 25% de cada corrida. Impacta a renda dos motoristas”, diz o diretor de expansão do Driver Go, Liemerson Jorge, acrescentando que o fato de não ter tarifa dinâmica é uma das vantagens. “Deixa de haver aqueles preços exorbitantes que víamos”, completa.

No quesito segurança, o novo app promete fazer uma checagem de antecedentes criminais de todos os motoristas que quiserem se cadastrar. Já na operação, eles poderão ver a foto e dados de algum documento oficial do passageiro que solicitou a corrida, itens cadastrados previamente pelo usuário que baixar o aplicativo. Quem solicitar o serviço poderá ter acesso não só à foto do condutor e à placa do carro, mas também à imagem do veículo. “Fomos em busca de suprir as queixas das pessoas em relação ao aplicativo em que operávamos. Quando começou a morrer motorista, a morrer passageiro, vimos que essas eram necessidades”, afirma Jorge, referindo-se aos assassinatos de três parceiros do Uber, em março deste ano, no Grande Recife, durante atentados que a polícia acredita terem como alvos pessoas que estavam nos carros como passageiras.

No mais, o Driver Go mantém as mesmas características de seu principal concorrente: admite veículos a partir do modelo 2008, com quatro portas e ar condicionado. Também terá categorias diferentes do serviço. A que será lançada hoje é a Driver, com previsão de corridas até 40% mais baratas que as de táxi. Para junho, está prevista a Dri­­ver Executivo, com carros de luxo e tarifas mais caras, ainda não divulgadas. Cerca de 1,7 mil motoristas já estão aptos a oferecer trajetos pelo app, que estará disponível para Android e iOS e, em breve, será lançado em Maceió e João Pessoa.

UFRPE

Outra experiência que une mobilidade e tecnologia é o Carona Phone, desenvolvido por alunos da Universidade de Brasília (UnB) e em fase de testes na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O app está disponível para Android só para estudantes e funcionários da instituição. A ideia é que quem estiver a caminho ou saindo da universidade de carro possa ser solicitado, via geolocalização, por interessados em fazer o percurso. 

“Morava em Candeias e fazia o trajeto até Dois Irmãos. Pensei em desenvolver um app que conectasse as pessoas para oferecer carona, mas vi que já existia o modelo”, diz o professor do Departamento de Ciências Florestais da UFRPE Emanuel Araújo, que trouxe o case para o Estado.

Gigante prepara novidades

Mesmo diante da concorrência desse e de outros aplicativos já lançados no Brasil e no mundo, a Uber tem buscado lançar ações para atrair clientes nos últimos meses. Hoje, mesmo dia do lançamento do Driver Go, por exemplo, o CEO da empresa no Brasil, Guilherme Telles, anunciará um novo pacote de ações para complementar a mobilidade nas regiões periféricas e metropolitanas do Recife, de Fortaleza e de Salvador. A expectativa é por um novo serviço ou condições de tarifa diferenciadas.

No início deste mês, o app Uber já havia iniciado operação em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na modalidade UberX, com carros de modelo a partir de 2008. Já para aumentar a segurança durante as corridas, a empresa lançou recentemente um procedimento de verificação de identidade em tempo real, por meio de uma selfie feita pelos motoristas para comprovar que estão dirigindo o carro solicitado por determinados passageiros. 

Fonte: Folhape



Comentários