Errei, e agora ?

Muito se fala em aprender com os erros e de como evoluímos com eles, mais de fato como nós os encaramos? Como ele repercuti em nosso dia a dia? Como transformamos aquele sentimento de "deu merda", "não acredito, "agora to perdido" e "vou desistir"?
Para responder a estas questões é preciso observar como reagimos após darmos conta de que algo não saiu como planejado, que algum erro foi cometido no processo, seja ele no meio social, familiar ou no âmbito corporativo.
Após esta observação notaremos que ao experimentarmos esta sensação de derrota seguida pela frustração, sentimento absolutamente natural neste momento, pois ainda estamos assimilando o que houve e em que ponto pecamos para que as coisas acontecessam diferente do esperado. E é após esta fase de identificação do problema que podemos ou não confirmar o jargão que diz: "É errando que se aprende".
Existem dois tipos de pessoas neste mundo, as que se deparam com o problema e focam nele e existem as pessoas que ao se depararem com eles passam por cima, buscam uma solução e resolvem. O mesmo podemos dizer de nossos erros, quando nos deparamos com o problema gerado por eles devemos identifica-los, mais depois disto feito, não adianta ficar lamentando por eles, pois estes já estão prostrados diante de nós, e o que nos resta é passarmos por cima como um trator e recomeçar, fazer do jeito certo. E sabe qual é o melhor nisso? você já sabe o caminho, pois você já passou por ele, já sabe onde estão as pedras.
Este conceito não é novo e já foi observado ha 2300 anos atrás por Aristóteles que dizia a seguinte frase:
"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer". Aristoteles
Todos os dias iremos errar e acertar, porém o que vai definir quem somos é a forma como os encaramos. Lembre-se sempre do conceito criado por Coleman, de "inteligencia emocional", pois esta é a palavra-chave para termos sucesso nesta empreitada.
Inteligência emocional: "...é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as  emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos". (Goleman, 1998)
Este conceito deve ser um exercício constante, pois precisamos ter serenidade para conter nossos sentimentos e saber distinguir o que da certo e o que devemos jogar fora.
Errei, e agora?
Deixe de mimimi levante a cabeça e recomece. Você já sabe o que fazer! Não se concentre no problema, foque na solução.
Volnei Neto

Comentários